sábado, 7 de março de 2009

Ronaldo estreia e Corinthians se classifica na Copa do Brasil


O time de veteranos do Itumbiara não conseguiu segurar o Corinthians na noite desta quarta-feira na estreia das duas equipes na Copa do Brasil. Mesmo jogando fora de casa, a equipe paulista bateu o adversário por 2 a 0 e garantiu diretamente uma vaga na segunda fase da competição, sem a necessidade da partida de volta em São Paulo. Agora, para se classificar às oitavas-de-final da competição, o time alvinegro terá que passar pelo Misto (MS), que também nesta quarta eliminou nos pênaltis o Campinense (PB). O Itumbiara está eliminado. A grande atração da partida desta quarta foi a estreia de Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians, que voltou a atuar por um clube brasileiro após 15 anos - ele deixou o Cruzeiro em 1994 e atuou por cinco equipes diferentes na Europa (PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan). O craque, que estava sem jogar desde fevereiro de 2008, quando sofreu uma lesão em partida pelo Milan no Campeonato Italiano, entrou no segundo tempo no lugar de Jorge Henrique e ficou em campo por 27 minutos. Teve tempo de, aos 32, dar belo passe para deixar Douglas na cara do gol, mas, mesmo sem marcação, o meia pegou a bola e mandou pela linha de fundo. Já o meia não teve e mesma gentileza um minuto antes, quando poderia ter deixado o Fenômeno na cara do gol, mas preferiu arriscar, mesmo marcado, e mandou pela linha de fundo.CLASSIFICAÇÃO Os gols do triunfo corintiano foram marcados um em cada tempo, antes da entrada do Fenômeno, que gerou uma verdadeira festa no Estádio Juscelino Kubitschek. Na etapa inicial, após levar até uma certa pressão do Icasa, que quase chegou ao gol aos 32 e 37, em chutes respectivamente de Túlio Maravilha e Pachola, o Corinthians abriu o placar em pênalti sofrido por Jorge Henrique, que foi derrubado por Leandro Carvalho dentro da área.Na cobrança, Chicão, artilheiro do time na temporada, agora com sete gols, cobrou com tranquilidade para deslocar o experiente Max e inaugurar o marcador em Goiás.No segundo tempo, os visitantes voltaram ainda mais fortes e logo fizeram o gol que garantiu a classificação. Aos quatro minutos, após chute prensado de Boquita, a bola sobrou para André Santos, que dentro da área, de pé direito, jogou no canto do goleiro Max.
Itumbiara
0
Max; Adriano, Anderson, Kléber Carioca e Avalos (Roque); Leandro Carvalho , Pachola, Caíque e Saulo (Léo Mineiro); Tulio (Landu ) e Denilson
Técnico: Arthur Neto
Corinthians
2
Felipe; Fabinho, Chicão , William e André Santos; Cristian , Boquita e Douglas; Jorge Henrique (Ronaldo), Souza (Otacílio Neto ) e Dentinho (Morais)
Técnico: Mano Menezes
Gols: Chicão (pênalti), aos 44 minutos do primeiro tempo, e André Santos, aos 4 minutos do segundo tempoÁrbitro: Pablo dos SantosEstádio: Juscelino Kubitschek, em Itumbiara (GO)Depois disso, o Corinthians se concentrou mais na marcação e na festa da entrada de Ronaldo. Praticamente não sofreu mais nenhuma pressão na Itumbiara, apesar das tentativas de Denilson pelo lado direito.Agora, o clube do Parque São Jorge se prepara para o clássico do próximo domingo contra o Palmeiras, em Presidente Prudente (SP), válido pela 12.ª rodada do Campeonato Paulista, quando Ronaldo deve jogar desde o início.VETERANOSO Itumbiara, que conta com vários atletas rodados pelo futebol nacional, como o goleiro Max, o zagueiro Avalos, o meia Caíco e os atacantes Denilson e Túlio Maravilha, é o atual campeão goiano, mas não repetiu nesta quarta o bom futebol do primeiro semestre do ano passado.Sem poder de ataque, a equipe goiana pouco assustou Felipe e, no segundo tempo, sequer ameaçou o gol corintiano. William e Chicão, que voltou ao time após se recuperar de lesão, não tiveram muito trabalho. No meio-de-campo, o time alvinegro jogou sem Elias, que cumpriu suspensão devido à briga na partida contra o Avaí em novembro do ano passado, ainda pela Série B do campeonato Brasileiro. Com isso, perdeu a velocidade na transição entre defesa e ataque.Mesmo assim, criou muito mais do que o adversário e poderia ter conseguido até um placar mais dilatado, não fossem as chances desperdiçada na etapa final.

Nenhum comentário: